Covid-19. Complicação grave da doença afeta o pescoço, maxilar e ouvidos – Notícias ao Minuto

Médicos em Itália apuraram que a Covid-19 pode provocar o aparecimento de uma condição inflamatória chamada tireoidite subaguda

A condição consiste no inchaço doloroso da glândula da tiroide que se crê ser causada por uma infeção viral, como a papeira ou a gripe. 

Geralmente a tireoidite subaguda provoca febre e dores no pescoço, maxilar ou ouvidos. 

Médicos do Hospital Universitário de Pisa, em Itália, descobriram a incidência da condição em doentes infetados com o novo coronavírus ao tratarem uma jovem de 18 anos com Covid-19, que havia contraído o vírus pelo pai. 

A paciente acabou por recuperar totalmente da Covid-19, tendo testado negativo dias depois, mas nessa altura terá começado a experienciar sintomas adicionais. 

Reação inflamatória

A jovem foi acometida por dores no pescoço e na tiroide, febre e um aumento do batimento cardíaco. E como tal foi transportada novamente para o hospital, onde foi diagnosticada com tireoidite subaguda

Segundo os médicos a tiroidite pode ser causada por uma infeção viral ou por uma reação inflamatória pós viral, e muitos vírus já foram previamente associados à doença. 

“Reportamos o primeiro caso de tireoidite subaguda após infeção pelo SARSCoV-2″, disse o médico Francesco Latrofa, que tratou a jovem mulher. 

Posteriormente, a mesma regressou ao hospital um mês depois e nessa altura os médicos apuraram que havia recuperado totalmente e que a sua tiroide estava a funcionar normalmente. 

“Devido à associação cronológica, o SARSCoV-2 pode ser considerado como sendo culpado pela incidência da tireoidite subaguda“, escreveu Latrofa num artigo científico publicado no periódico The Journal of Scientific Endocrinology & Metabolism.

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o web site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download
Google Play Download

News Reporter

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

X