Folia com saúde: campanha distribuirá 2 milhões de preservativos em MT – O Livre – O Livre

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A campanha de distribuição de preservativos na rede pública da Saúde foi intensificado por conta do Carnaval. Em Mato Grosso, os postos e unidades de saúde têm disponíveis 2 milhões de unidades para entregar aos foliões e usar em ações ativas, em bailes e locais destinados as festas.

Vale lembrar que uma pessoa é infectada pelo vírus HIV a cada 15 minutos no Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde, que apontam ainda um avanço da doença entre a população mais jovem.

A maioria dos casos de infecção no país é registrada na faixa etária de 20 a 34 anos, com 18,2 mil notificações (57,5%).

Além dos notificados, existem as pessoas que sequer sabem de sua condição. Estima-se que 135 mil brasileiros vivem com o vírus, porém não sabem.

E quem acredita que a contaminação é exclusiva de solteiros está enganado. Estatísticas da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso mostram que eles correspondem a 61% dos óbitos, o restante são casados.

Em Mato Grosso, entre os anos de 2011 a 2019, foram notificados 3.376 casos de pessoas que vivem com o vírus HIV em adultos. Já o registro de casos de AIDS apontam 1.580 casos.

Outras doenças

O uso do preservativo, adverte a equipe de saúde de SES, previne tanto contra a AIDS como outras doenças sexualmente transmissíveis como hepatites e sífilis, por exemplo, além de gravidez indesejada.

A Vigilância Epidemiológica também registrou em 2019, 449 casos de hepatite do tipo B e do tipo C são 199 casos (dados parciais).

O quadro de sífilis no Estado nas formas: adquirida, congênita ou em gestantes, apresenta os seguintes dados estatísticos do ano de 2019: 3244 casos em gestantes; 3722 casos de sífilis adquirida e 1684 na forma congênita.

(Com informações Assessoria)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Copyright Zitub.com 2020