Hemocentro busca reforçar estoques de bolsas de sangue em Goiânia e interior – Sagres Online

hemocentro intensifica campanha de doacao de sangue em goiania e no interior para o carnaval(Foto: Divulgação)

O feriado de Carnaval costuma exigir muito dos bancos de sangue, em função do aumento no número de acidentes nas estradas. Por isso, o Hemocentro intensifica as ações de doação de sangue, para reforçar os estoques em Goiânia e no interior. A população goiana pode comparecer ao Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz, que fica na Av. Anhanguera, em Goiânia, e também nas unidades do Hemocentro nas cidades de Catalão, Ceres, Rio Verde, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis.

Para ser um doador a pessoa precisa estar saudável, ter peso acima de 50kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, ter realizado pelo menos 01 doação até essa idade. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação.

Plaquetas

A captação de plaquetas também causa preocupação no Hemocentro de Goiás. Com vida útil bem menor do que os demais componentes e com alta demanda para um único receptor, as plaquetas, fundamentais para coagulação do sangue, são utilizadas em casos de doenças como dengue, além de acidentes, quimioterapia e intervenções cirúrgicas. Para se ter uma ideia, enquanto o concentrado de hemácias tem validade de 35 a 42 dias, no caso das plaquetas esse prazo cai para cinco dias.

Para doar plaquetas, a pessoa precisa ter idade entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 65kg, de preferência homens, ou mulheres que nunca engravidaram, que estejam em boas condições de saúde e não façam uso de remédios como AAS e anti-inflamatórios. Para fazer a doação, basta levar um documento de identidade oficial com foto e estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos no dia da doação.

Unidade móvel

Além das unidades fixas, o Hemocentro disponibiliza uma unidade móvel. Confira o calendário de atendimentos dos próximos dias, com funcionamento das 8h às 16h:

12/02 – Universidade de Rio Verde (UniRV) – Campus Aparecida de Goiânia

14/02 – Sesc Faiçalville – Goiânia

15/02 – Biocap – Indústria de Cosméticos – Trindade

18 e 19/02 – Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina da UFG – Campus Samambaia, Goiânia

20/02 – Ministério Público de Goiás – Jardim Goiás, Goiânia

21/02 – Trinus Capital – Jardim Goiás, Goiânia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Copyright Zitub.com 2020