Mi 9 vs Mi 9T pro: qual rei do custo benefício você escolhe? | Comparativo – Tudocelular.com

Acabamos de conhecer oficialmente o Mi 10, o novo topo de linha da Xiaomi, e ele promete bastante. Isso porque ele pega os acertos do flagship do ano passado, o Mi 9, e melhora ainda mais coisas, embora isso venha com um preço.

E já ficamos esperando as vertentes do Mi 10, do mesmo jeito que a chinesa fez no ano passado, com versões SE, Lite e outras. Um dos mais interessantes, aliás, foi o Mi 9T pro, que tem muitas similaridades com o Mi 9, e ainda traz o diferencial da câmera popup.

Vocês querem saber qual deles é uma melhor opção agora que saiu o Mi 10? Qual deles é um melhor custo benefício? Então acompanhe com a gente este comparativo aqui no TudoCelular.com.


Xiaomi Mi 9T Pro: sucessor do Pocophone F1 peca no custo-benef


Android
20 Set


Xiaomi Mi 9, smartphone top de linha que vale a pena comprar | An


Android
19 Mar

ndice do comparativo

Design

Xiaomi Mi 9

Xiaomi Mi 9T Pro

Embora esses dois celulares tenham acabamento bem caprichado com moldura em metal e traseira em vidro, eles não são muito parecidos. No acabamento visual, o Mi 9 é brilhante e possui cores sólidas, enquanto que o Mi 9T pro traz uma faixa preta no meio e efeitos holográficos nas bordas.

O módulo de câmeras é muito mais saltado no Mi 9, e fica em posição semafórica no canto superior esquerdo. O módulo do 9T fica centralizado e é bem mais baixo, embora seja dividido e uma das câmeras fique separada. O sensor biométrico de ambos fica abaixo da tela, é óptico e funciona sem qualquer problema.

Na caixa, uma capinha de silicone acompanha o Mi 9 e uma plástico rígido vem na caixa do 9T Pro. Nenhum dos dois traz proteção contra água, mas têm Gorilla Glass na frente e na traseira, com a parte de trás do Mi 9 sendo a única com a sexta versão, versus a quinta dos outros.

Em tamanho eles são muito parecidos, e a coisa muda um pouco apenas na espessura, que difere em um milímetro entre eles e no peso, onde o 9T Pro é quase 20 gramas mais pesado que os 173 do Mi 9. E como nenhum dos dois possui slot para cartão de memória, conseguem ser dual SIM sem serem híbridos.

A vantagem do Mi 9T Pro aparece aqui quando falamos do notch, que é discreto em formato de U no Mi 9, mas desaparece neste primeiro ao colocar a câmera frontal dentro de um módulo pop up.

Começamos então com um empate, com a câmera pop up contra um aparelho mais fino e mais leve.

Melhor construção Ambos
Slot é hibrido ou não? Nenhum
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Mi 9T Pro
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Mi 9
Melhor tipo de conexão Nenhum

Multimdia e recursos

Para a tela, não há do que reclamar em nenhum deles, que são bem parecidos. Temos dois displays Super AMOLED FullHD+ de 6.39 polegadas e aspecto de 19.5:9. Isso deixa ambos com a mesma densidade, as mesmas cores intensas e qualidade ótima.

Uma das poucas diferenças que teremos é que, além da pouquíssima borda e queixo pequeno com o Mi 9, o modelo 9T Pro tem uma melhor proporção tela corpo e melhor visual por não ter a câmera frontal exposta.

O Mi 9 rebate trazendo suporte a HDR10 e por cumprir 100% do espectro de cores DCI-P3, contra apenas um suporte a HDR do concorrente.

E eles acabam então empatando também aqui, cada um com sua leve vantagem.

Melhor tecnologia de tela Mi 9
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Mi 9T Pro
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Ambos

Som

Começamos aqui falando que o som do Mi 9 é o mesmo do Mi 8, e até mesmo o Mi 9T Pro surfa nessa onda. Eles têm a mesma qualidade, que é boa e muito potente, mas obviamente tropeça no fato de ambos serem mono.

No caso dos fones, nenhum deles traz um na caixa, mas a coisa piora para o lado do Mi 9, que teve a conexão P2 limada de seu corpo. E enquanto a Xiaomi envia com ele um adaptador P2 para a conexão USB-C, o 9T Pro ostenta feliz uma entrada para áudio dedicada.

No som dos fones, o Mi 9T Pro consegue ser alguma coisa melhor que o Mi 9, trazendo potência suficiente para alimentar até fones com alta impedância, trazendo volume alto, mas uma qualidade sonora que não é excelente. Para fones sem fio, os dois contam com protocolo AptX HD de alta qualidade.

O ponto fica com o Mi 9T Pro.

Som é estéreo? Nenhum
Quantas saídas de som tem? Nenhum
Possui entrada P2? Mi 9T Pro
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Ambos
Vem fones de ouvido na caixa? Nenhum

Recursos

Como estamos falando de dois celulares Xiaomi, também estamos falando da interface MIUI para ambos, cheia de recursos, possibilidade de temas e modo escuro. Os dois foram lançados com o Android 9 Pie, mas já receberam o Android 10 com a nova MIUI 11.

Isso traz também navegação por gestos e a já presente tela Always On em ambos. A atualização para o Android 11 não é certa para nenhum dos dois. Nas conexões, algo que pode fazer a diferença é a presença de infravermelho no Mi 9, que não vem em seu concorrente.

O Mi 9 também é um pouco mais completo ao oferecer mais tipos de GPS e DLNA, mas se for importante para você, apenas o 9T Pro conta com rádio FM, por ter a conexão P2.

Pelo infravermelho, que é um item importante para quem curte Xiaomi, o ponto é do Mi 9.

Quantas soluções de biometria oferece? Ambos
Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Nenhum
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Ambos
Faltam conexões? Sobram? Ambos

Desempenho



Um dos motivos de vocês nos pedirem este comparativo está no fato de que, diferente do Mi 9T, o Mi 9T Pro traz o melhor processador Qualcomm de 2019 em seu interior, assim como o flagship Mi 9. Nossos dois concorrentes trazem Snapdragon 855 e o padrão de 6 GB de RAM com 64 GB de armazenamento.

Há versões com mais RAM e mais armazenamento para ambos, lembrando que não é possível expandir a memória aqui. Mas o que queremos mesmo saber é se os dois performam da mesma maneira.

A resposta aqui é não, e isso provavelmente se deve a componentes melhores utilizados pelo Mi 9, que leva a melhor em mais de 17 segundos sobre seu concorrente. Otimização de software também pode ser a resposta, uma vez que a variante Pro consegue ser mais lenta que outros concorrentes também.

Nos benchmarks o Mi 9 também é superior, mas por uma diferença que pode ser considerada pouca. No caso dos jogos, os dois rodam sem qualquer problemas títulos dos mais pesados, e vão agradar quem quer um aparelho para jogatina sem engasgos.

O ponto fica com o antigo topo de linha Mi 9.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Mi 9
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Ambos
Quem tem melhores números de benchmark? Mi 9
Qual o processador mais atualizado? Nenhum
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador? Mi 9
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

Bateria é um ponto importante para todos, e não é à toa que o Mi 9T Pro é mais pesado e mais espesso. Com seus 4.000 mAh, ele traz quase 18% a mais de bateria que os 3.300 mAh do Mi 9, e isso é considerável.

E isso se reflete também nos resultados dos testes padronizados de bateria que você acompanha aqui no TudoCelular. São excelentes 7 horas a mais de autonomia mostrando, nesse caso, ótima otimização por parte do Mi 9T Pro.

Em tempo de tela são 3 horas e meia a mais para o 9T Pro, outro ótimo número, garantindo bem mais do que um dia longe da tomada, coisa que o Mi 9 já faz com o que tem. Na hora da recarga os dois trazem carregador rápido de 18W na caixa, mas por ter menos bateria, o Mi 9 pode ser desplugado 20 minutos antes.

E o tempo dos dois na tomada pode ser diminuído, uma vez que ambos contam com suporte a carregamento de 27W. E para equilibrar nossa balança, apenas o Mi 9 conta com carregamento sem fio, a 20W.

Temos mais um empate aqui, quem diria.

Qual tem mais bateria? Mi 9T Pro
Qual recarrega mais rápido? Mi 9
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Mi 9T Pro
Tem carregamento sem fio? Mi 9

Cmeras

Nas câmeras, temos dois conjuntos triplos, mas o do Mi 9 é um pouco melhor, com wide principal de 48 megapixels e abertura f/1.8, telefoto com zoom óptico de 2x com 12 megapixels e uma ultrawide de 16 megapixels, tudo com PDAF e foco a laser.

No caso do Mi 9T Pro, há o mesmo sensor principal wide de 48 megapixels e abertura f/1.8, mas a telefoto com zoom óptico de 2x tem sensor de 8 megapixels e a ultrawide é de 13 megapixels. Também há PDAF e foco a laser, mas não para todos os sensores.

Os resultados são melhores no Mi 9, como era esperado e como é mostrado nos resultados do DxOMark. Se você não é tão ligado em detalhes nas fotos, pode não ver uma diferença enorme. No geral, o 9T Pro acaba tendo uma ultrawide que dá menos diferença da câmera principal que no caso do Mi 9.
Em situações com menos iluminação o Mi 9 mostra mais nitidez e mais detalhes, embora os dois tenham um modo noturno. No geral, os dois têm câmeras excelentes para a atual faixa de preço.

O ponto fica com o Mi 9.

Melhor conjunto de câmera traseira Mi 9
Melhor DxOMark, se tiver Mi 9
Cores mais equilibradas Mi 9
Melhores fotos noturnas Mi 9
Melhores fotos externas Mi 9T Pro
Melhores fotos internas Mi 9

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi 9

Para vídeos, por terem processadores mais poderosos, os dois gravam em 4K a fps, mas pecam por não contarem com estabilização óptica, apenas eletrônica. Ainda assim, apresentam ótima qualidade de gravação, com captação de áudio muito boa.

Há pouca diferença na troca da lente wide para a ultrawide, e o zoom pode trazer mais tremidos. É possível dizer que na gravação com a frontal, o Mi 9 se sai um pouco melhor por tremer menos.

Por esse detalhe, o ponto é do Mi 9.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4k a 60fps? Ambos
Melhor em vídeo Mi 9

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi 9T Pro

Por fim, na câmera frontal, temos sensor de 20 megapixels para as duas câmeras, mas no caso do Mi 9T Pro a abertura é menor e é uma câmera pop up, que por mais legal que seja e por mais que livre a tela, não é tão prática ou discreta quanto a do Mi 9.

Porém, analisando as imagens, é possível dizer que o Mi 9T Pro concentra mais detalhes e mais nitidez em suas fotos, principalmente em áreas bem iluminadas. Em menos luz, ambas tropeçam um pouco em nitidez, e em fundos muito iluminados, estouram o branco.

O ponto fica com o Mi 9T Pro.

Melhor conjunto de câmera frontal Mi 9
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Mi 9T Pro

Preo

No lançamento europeu, que consideramos por não termos oficialmente os dois aparelhos no Brasil, o Mi 9T Pro chegou pouca coisa mais barato que o Mi 9, custando aproximadamente dois mil e cem reais contra algo em torno de 2.200 reais do top.

Atualmente, os preços mais baixos pelos quais podem ser encontrados em nossa ferramenta estão bem próximos disso, e tão parecidos que ficam iguais. Na média de preço a variação é pouca para ambos, e fica em R$ 2.500.

No custo benefício eles trazem o empate dos pontos também, por serem bem parecidos e estarem em pé de igualdade em recursos. Os dois ainda devem ter uma queda nos preços, ainda mais agora com o lançamento do Mi 10.

O ponto final é um empate também.

Qual teve melhor preço de lançamento? Nenhum
Qual tem melhor custo benefício? Ambos

Concluso

Tivemos uma vitória de pontos muito apertada para o Mi 9, podendo até considerar ambos empatados, uma vez que têm diferenças pequenas. E isso é uma boa notícia, pois ambos foram muito recomendados por nós em 2019, e neste ano continuam sendo uma compra indicada.

Os dois estão bem atualizados, contam com boas câmeras e bom acabamento. Detalhes como som, bateria e selfies ficam com o Mi 9T Pro, enquanto que desempenho e câmera traseira ficam com o Mi 9.

Fica com você decidir quais características importam mais, mas no geral os dois possuem ótimo custo benefício no momento deste comparativo e devem continuar com essa qualidade por mais alguns meses.

RESULTADO

Xiaomi Mi 9: 8 PONTOS

  • Ótima construção
  • Ótima tela
  • Recheado de recursos
  • Desempenho superior
  • Carregamento sem fio e mais rápido
  • Ótima câmera traseira
  • Melhor para vídeos
  • Bom custo benefício

Xiaomi Mi 9T Pro: 6 PONTOS

  • Ótima construção
  • Ótima tela
  • Melhor qualidade de som
  • Maior duração de bateria
  • Melhores selfies
  • Bom custo benefício

E você? Com qual dos dois ficaria, uma vez que são tão parecidos? Você tem algum deles? Comente aí embaixo!

(atualizado em 16 de fevereiro de 2020, s 18:02)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Copyright Zitub.com 2020