Registro de dengue hemorrágica leva Saúde a intensificar combate ao Aedes – ® Portal da Cidade | Lucas do Rio Verde

O registro de um caso de dengue hemorrágica em um morador do bairro Jardim das Palmeiras levou a Vigilância Ambiental a intensificar o combate ao Aedes Aegypti nos imóveis do bairro. A ação foi estimulada pela Unidade de Saúde da localidade que participou da visitação concluída nesta sexta-feira. 

A investigação feita pela Vigilância Ambiental identificou que outra pessoa da família também foi infectada pela dengue, que não evoluiu para a forma de dengue hemorrágica. Porém, não há confirmação que o paciente que teve dengue hemorrágica tenha contraído a doença no próprio bairro. “É um paciente jovem, economicamente ativo, e que esteve em outros bairros nos últimos dias”, informou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Keli Paludo, acrescentando que o paciente chegou a ser hospitalizado, mas o quadro evoluiu para cura.

O trabalho de bloqueio estratégico foi realizado na quadra onde o imóvel está localizado. Dentre as ações, o bloqueio químico, onde são usados equipamentos manuais para aplicação nos locais onde há concentração de mosquitos.

Mutirões

O surgimento do caso de dengue hemorrágica motivou a Secretaria de Saúde a realizar mutirões em outros bairros onde há incidência de focos do mosquito transmissor da doença. Estão previstas visitas aos bairros Industrial, Cidade Nova, Rio Verde, Primavera, Bandeirantes e Parque das Emas. O engajamento das unidades básicas de saúde, como ocorreu no Jardim das Palmeiras, tende a fortalecer o combate ao mosquito. “É uma troca de experiência: os agentes de endemias mostram como é realizado o trabalho e em contrapartida acompanham como os agentes de saúde desenvolvem a abordagem aos moradores que são atendidos nas unidades de saúde”, avalia.

Dengue

De dezembro de 2019 a janeiro deste ano houve aumento de 270% na notificação de casos de dengue. Em dezembro foram notificados 52 casos. No mês seguinte o número saltou para 193 notificações. No último fechamento, feito há uma semana, foram feitas 270 notificações de casos suspeitos de dengue. Ainda hoje acontecerá nova atualização

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Copyright Zitub.com 2020