Saúde realiza ações de prevenção à ISTs com distribuição de preservativos e orientações – WSCom online

Carnaval é tempo de diversão e alegria, mas mesmo durante as festas não se pode esquecer o cuidado com a saúde, sobretudo com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Para conscientizar os foliões, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da seção de ISTs, AIDS e Hepatites Virais, desceu o corredor da folia com a distribuição de preservativos e orientações sobre essas doenças. A ação aconteceu nesta sexta (14) e vai continuar até o final dos festejos de carnaval na Capital.

Durante toda a noite, os profissionais da SMS distribuíram 22.000 preservativos masculinos e femininos e 20.000 géis lubrificantes. Até o final do Carnaval de Boa 2020 devem ser distribuídos 100 mil géis lubrificantes e cerca de 1 milhão de preservativos.

“Precisamos lembrar que o uso do preservativo evita mais do uma gravidez indesejada, são várias as infecções transmitidas via sexual que podem ser prevenidas. Nosso trabalho durante essas festas não é apenas distribuir camisinhas, mas conscientizar os foliões sobre a necessidade do uso delas, sobretudo com o aumento dos casos de ISTs”, reforça Clarice Pires, chefe da seção de IST, AIDS e Hepatites Virais da SMS.

Números – Em 2019 foram registrados 759 casos de HIV e, no período de 2015 a 2019, quase três mil novos casos de sífilis, um aumento de 4.000%.

No período de janeiro a outubro de 2019 a Secretaria Municipal de Saúde distribuiu mais de 1,9 milhão de preservativos e cerca de 700 mil géis lubrificantes.  De janeiro a outubro de 2019 a rede municipal de saúde realizou 36,8 mil testes rápidos para HIV e 31,9 mil testes rápidos de sífilis. Além destes exames, os serviços realizam também testes rápido para Hepatite B e C.

Mais Serviços – Além da Seção de IST, AIDS e Hepatites Virais, a SMS também prestou assistência aos foliões com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e com Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) que realizou fiscalização junto aos comerciantes de alimentos e bebidas que estavam no corredor da folia.

Durante o bloco Vumbora, que desceu a Via Folia nesta sexta (14), o SAMU JP realizou 10 atendimentos do local, a maioria casos clínicos, além de agressão física, corte contuso e luxação. Já a GVS fiscalizou 82 comerciantes, entre fornecedores de lanches (hambúrguer e salgados), bebidas e drinks, caldinhos, espetinhos, coco verde e maça do amor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Copyright Zitub.com 2020