Sintomas gripais devem ser informados ao Plantão Coronavírus, diz Saúde – ® Portal da Cidade | Foz do Iguaçu

O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus reforça a importância da população acionar as linhas telefônicas do Plantão Coronavírus ao surgirem sintomas gripais. O comunicado é muito importante, pois muitas pessoas têm buscado o atendimento presencial na triagem do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL). Uma conduta equivocada, que, segundo as autoridades em saúde, além de sobrecarregar o sistema, coloca em risco a vida do próprio paciente e de todos no native.
  

O plantão funciona 24 horas nos seguintes números: 99992-0550 / 99997-5111 / 99975-5257 / 99997-5251 / 99997- 5150 / 99997-5335 e 3521-1800

Somente ontem, o centro de triagem do coronavírus atendeu cerca de 70 usuários que não se comunicaram com a central, a maioria com sintomas gripais leves. “Além de sobrecarregarem o sistema, esses pacientes dificultam o acesso do paciente com potencial para desenvolvimento grave da doença. Casos eles estejam somente com resfriado, eles também estão sujeitos a contrair a Covid-19, pois quanto maior o tempo de espera e de circulação, maior é an opportunity de infecção”, comentou a infectologista, Flávia Trench.
  

O protocolo de saúde adotado no município prevê a busca por informações by way of plantão caso o usuário apresente sintomas leves como febre, tosse ou coriza. Com sintomas agravados (falta de ar aguda), a orientação é acionar o SAMU (192), e encaminhamento ao hospital. “Todas as informações corretas são repassadas by way of plantão, por isso é tão importante este primeiro contato”, ressaltou Flávia.
  

Plantão

O plantão foi criado pela Vigilância Epidemiológica em 29 de janeiro como medida de prevenção ao Coronavírus. Posteriormente ele foi repassado para o Hospital Municipal sob a coordenação da Unila (Universidade Federal da Integração Latino Americana). Cerca de 90 acadêmicos de medicina atuam em sistema de escala no plantão, sob a coordenação de médicos e professores da Universidade.
  

Telemedicina

Entre os serviços do Plantão está o encaminhamento à Telemedicina, onde os pacientes têm acesso direto a médicos. Hoje são cinco médicos (four clínicos e 1 pediatra) atendendo uma média de dez usuários diariamente. Os casos de encaminhamento para o serviço são realizados após uma avaliação dos atendentes do Plantão. Os números do serviço aumentam a cada dia. Somente nas últimas 48h, os atendimentos praticamente triplicaram, saltando de 33 para 89.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Copyright Zitub.com 2020